domingo, 24 de julho de 2011


Olá !!!
E ae como estão todos?

Que tal tirar um tempo hoje para relaxar? E que tal relaxar lendo um bom livro?
Por isso vim aqui indicar e comentar sobre um excelente livro que li.
Agatha Christie. Virei fã instantaneamente dessa que é a dama de romance policial e que é uma grande autora de histórias policiais.  
Conhecida como Duquesa da Morte, Rainha do Crime, dentre outros títulos.

Criadora dos famosos personagens Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker Pyne, entre outros.

As principais obras dessa britânica são: O Assassinato de Roger Ackroyd, Assassinato no Expresso do Oriente, Cai o pano e O Caso dos Dez Negrinhos, que é esse útlimo a minha indicação de hoje.

“O caso dos dez negrinhos” - Um clássico da literatura policial.

Título: “O caso dos dez negrinhos” *
Autor(a): Agatha Christie
Gênero: Literatura Estrangeira Policial

* Descobri que o livro atualmente está sendo publicado com o título “E não sobrou nenhum”.

Este com certeza é um livro que dispensa comentários. Durante pouco mais de duzentas páginas, Agatha Christie é capaz de surpreender o leitor da primeira à última, a começar pela história incomum - ou quase, nos dias de hoje: dez pessoas que nunca se encontraram são confinadas numa mansão em uma ilha deserta. Depois, aos poucos, vão surgindo conexões entre elas.

Até aí, nada de extraordinário. Mas existe na Inglaterra um canção infantil que conta a história de dez crianças, em que cada uma delas acaba morrendo de uma forma diferente.

"Dez Negrinhos vão jantar enquanto não chove
Um deles se engasgou, e então ficaram nove.
Nove negrinhos sem dormir, não é biscoito!
Um deles cai no sono,e então ficaram oito.
Oito negrinhos vão ao Devon em charrete,
Um não quis mais voltar,e então ficaram sete.
Sete negrinhos vão rachar lenha,mas eis
Que um deles se corta,e então ficaram seis.
Seis negrinhos de uma colméia fazem brinco
A um pica uma abelha, e então ficaram cinco
Cinco negrinhos no for, a tomar os ares
Um ali foi julgado, e então ficaram dois pares.
Quatro negrinhos no mar, a um tragou de vez
O arenque defumado,e então ficaram três.
Três negrinhos passeando no Zôo, e depois?
O urso abraçou um, e então ficaram dois.
Dois negrinhos brincando ao sol,sem medo algum,
Um deles se queimou, e então ficou só um.
Um negrinho está aqui a sós.apenas um,
Ele então se enforcou, e então, não ficou nenhum."
E é exatamente isso o que acontece com as dez pessoas presas na casa. Uma após a outra, elas vão morrendo da mesma forma que os negrinhos da canção, mas com um detalhe: todos são assassinados. E há ainda outro pormenor: à medida que os indivíduos vão morrendo, desaparece um dos dez bibelôs decorativos que estão dispostos sobre a lareira. Intrigante, não? Com o passar do tempo, cresce entre os personagens a desconfiança e a pressão psicológica, pois qualquer um deles pode ser o assassino.

Apesar de não contar com as "celulazinhas cinzentas" do detetive Hercule Poirot, nem com a curiosidade investigativa da sagaz Miss Marple, Agatha Christie apresenta no final uma solução totalmente impensável para o enigma, nos deixando boquiabertos com sua simplicidade e com a engenhosidade do assassino.

É verdade que, enquanto lemos, temos que levar em conta que a história foi publicada na Inglaterra em 1939, quando os recursos tecnológicos e de comunicação à distância eram relativamente escassos.

Este livro está no topo dos meus preferidos 
Escrito pela dama do crime Agatha Christie,em 1939, "O caso dos Dez Negrinhos(No original "Ten little niggers") é aclamado pela crítica e público como um dos melhores livros dela, e particularmente é meu preferido tanto que já li este livro duas vezes!

Este livro já teve diversas traduções, tendo inclusive, ao chegar aos EUA seu nome mudado para não ser considerado racista e blábláblá.
Já foi conhecido como dez indiozinhos, dez soldadinhos e como disse acima está sendo traduzido com um outro título atualmente.

O livro também foi adaptado para outras mídias como peças teatrais, games,cinema (mesmo que suas incursões no cinema não tenham sido lá muito memoráveis), pois em várias versões  mudam completamente o sentido da obra.
Mas o mais fiel até hoje, é o “And then there were none”


Em várias mídias
Jogo, Seriado e Filme

Filme                                                                               
Filme de 1945,  “And then there were none” que tem nomes como Barry Fitzgerald,Walter Hudson,Louis Hayward ,e a bela Jane Duprez no elenco.
Apesar de tomar algumas liberdades, mudar nomes de personagens e da mudança no final(a assassino se mantém o mesmo) é bem fiel à história os atores são competentes e o filme flui bem.
Mesmo assim é recomendado saiu com o título de "Vingador Invisível"(as más traduções de títulos no Brasil é antigo viu) no Brasil. Vale a pena para quem gosta de um bom mistério.


Jogo


Lançado em 2005, o jogo nos coloca na pele de um novo personagem que, preso na ilha do negro, precisa descobrir o assassino antes que também se torne uma vítima.O jogo é do gênero Adventure,ou seja, fale com todo mundo, explore tudo,resolva enigmas e tudo o mais.
Está prevista uma versão para o WII ano que vem.


Referência



Outros filmes e séries já usaram o tema "dez pessoas isoladas sendo assassinadas por um dos presentes"
Dentre os quais posso destacar o ótimo filme "Identidade", cujo elenco tem John Cusack,Ray Liota e Amanda Peet ,no qual dez estranhos estão isolados em um hotel e começam a morrer um a um feito moscas.





Série



Outro que usou a mesma linha de ideia foi a série Harper Island exibida pelo SBT e no canal de Tv à cabo A&E.







Enfim ....
Para quem ainda tem dúvidas da genialidade de Agatha Christie, leia e é indicadissímo esse livro e descubra porque ela é reconhecida mundialmente como a Dama do Crime.

Pode ter certeza de quando você começar a ler este livro não vai querer mais parar, até descobrir que realmente é o verdadeiro assassino.

Boa leitura.
                                                                                                                                                                     

Alguém já leu alguma vez o livro? Alguém pensa ler? Diga-nos a sua opinião!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui !