quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PREÇO DO TOMATE

Muito tem se falado e informado na TV, jornais e na internet sobre o alto preço do tomate.
 
E saiu uma materia bacana e bem informativa sobre tal assunto que quero compartilhar aqui com vocês.
 
"O tomate tem luz própria", escreveu o chileno Pablo Neruda (1904-1973) no poema "Oda al Tomate". Celebrou a hortaliça como "astro da terra" e "estrela fecunda".
Os brasileiros compartilham essa devoção revelada pelo poeta. Está em saladas, acompanha massas, compõe sanduíches etc. etc. 

Mas, por aqui, anda caro ter esse "astro" à mesa. Em 2012, a região metropolitana de São Paulo registrou a maior elevação do preço do tomate nos últimos dez anos. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), houve alta acumulada de 77,2% ao longo deste ano. Em média, o quilo sai por R$ 4,90. 

Os problemas vão além dos preços altos. Para cozinheiros, comerciantes e pesquisadores, o tomate enfrenta uma queda de qualidade no país.



SENSÍVEL

"Em julho, houve até 200% de aumento no preço do tomate em alguns pontos de venda", diz o economista André Braz, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas.
Em levantamento em sete municípios, São Paulo entre eles, o Ibre também identificou alta expressiva, 83,28%, entre janeiro e agosto.
Segundo o instituto, foi o produto que mais contribuiu para a inflação acumulada do ano, em 5,24%.
Esse aumento é surpreendente durante o inverno, que costuma ser favorável à produção do tomate. A variação de preços é recorrente no verão, quando a hortaliça fica mais sensível ao clima.
Uma das razões da queda da oferta - e o consequente aumento de preço - foi o atípico início do inverno, com chuvas sem trégua nas regiões de cultivo.
"Excesso de umidade ou seca muito grande derrubam a produção", diz o agrônomo Paulo César Tavares de Melo, da Esalq (USP), um dos maiores especialistas brasileiros na hortaliça.
"Junho foi o mês mais chuvoso no Sudeste dos últimos 65 anos, o que estimula a incidência de pragas e doenças", explica.
Se vivesse nos dias de hoje no Brasil e frequentasse as feiras paulistanas, Neruda pensaria duas vezes antes de escrever sua ode ao tomate.      O preço do Tomate em São Paulo: Confira a evolução do preço médio no varejo, segundo o IBGE

NOSSO TOMATE É BOM?

"O mais importante é o equilíbrio entre acidez e doçura", diz o especialista Paulo César Tavares de Melo, único delegado brasileiro do conselho mundial dessa indústria. Caso contrário, "fica insípido ou muito ácido".
O tomate cultivado no Brasil vive um ano ruim no que diz respeito ao sabor. Mas, considerando um período maior de tempo, é possível afirmar que a qualidade tem nível médio - muita semente e água e pouca firmeza. 

Nos EUA (segundo maior produtor mundial, depois da China), os tomates costumam ser bonitos, mas pouco saborosos. Ambos - brasileiro e norte-americano - estão aquém do italiano, de vermelho vibrante, carnudo e suculento.
A Comunidade Europeia protege algumas variedades de tomate, como o San Marzano. Além disso, o movimento Slow Food lançou campanha para preservar tomates em risco de extinção na Itália, segundo Andrea Sinigaglia, da Alma, importante escola de cozinha do país.
Para o chef Gualtiero Marchesi, um dos principais nomes da moderna gastronomia italiana, é inviável pensar na cozinha de seu país sem ícones como a salada caprese. "O tomate é um recurso importante para um chef por causa da acidez agradável que dá aos pratos." 

No Brasil (nono maior produtor mundial), embora tenha importância semelhante nos pratos, a hortaliça não recebe tratamento tão nobre no cultivo. Para o chef do Friccò, Sauro Scarabotta, nascido na Itália e radicado no Brasil desde 1994, o tomate daqui "pinga mais que uma laranja quando cortado e faz uso abusivo de agrotóxico".
No último relatório do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, de 2010, 16,3% da amostra de tomates tinham presença de ingredientes não autorizados ou resíduos acima do permitido pelo órgão.
"Precisamos proteger a planta das doenças. Dentro dos prazos permitidos, o agrotóxico não deixa resíduo nenhum para o consumidor", contra-argumenta o produtor José Luiz Batista, cuja família planta legumes há 55 anos.
Outros fatores explicam a superioridade do tomate italiano em relação ao brasileiro, como a regularidade do clima e o maior respeito à sazonalidade.

COMO ESCOLHER O MELHOR TOMATE


 
  1. O fruto tem de estar firme, sem furos, manchas ou ferimentos
  2. Preste atenção à cor. Para consumir imediatamente in natura ou em molhos, escolha os tomates totalmente vermelhos
  3. Se quiser conservar por mais tempo em casa, procure os frutos que estão mudando de cor, do verde para o vermelho
  4. Evite comprar tomates totalmente verdes, pois correm o risco de não amadurecer
CURIOSIDADES
 
Fruta ou legume? O tomate, do ponto de vista botânico, é considerado uma fruta; mas na forma de plantio (dá o ano inteiro) e na forma de consumo (na salada e em pratos principais e não na sobremesa), é considerado um legume 
3,4 milhões de toneladas de tomate é a produção por ano no Brasil. Desse total, 40% são destinados para a indústria (de molhos, catchup etc.) 
Melhor do mundo O san Marzano é considerado o melhor tomate do mundo. É produzido numa área de denominação de origem protegida em uma região de solo vulcânico, no sul da Itália 

Fonte: Folha de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui !