sábado, 13 de agosto de 2011

VINHO: TERAPIA DE CORES

Entenda o que as diferentes tonalidades de cores do vinho podem revelar sobre a bebida

A polpa da maioria das espécies de uvas viníferas é praticamente incolor. Isso equivale a dizer que a polpa não é a responsável pela cor do vinho. De onde vem a cor, então?

Nos tintos, a cor vem de componentes químicos pigmentados presentes na casca da uva, os chamados polifenóis. Os dois principais grupos de polifenóis são as antocianinas e os taninos, ambos extraídos durante a vinificação. A quantidade, tonalidade e intensidade da cor do vinho tinto variam de acordo com três fatores principais: a variedade da uva, o grau de maturidade na hora da colheita e o tempo de maceração do líquido com as cascas durante o processo.
As antocianinas são púrpuras, já os taninos por sua vez apresentam nuances âmbar, alaranjadas e amareladas. As antocianinas predominam nos tintos jovens. Por isso, a coloração dos taninos acaba sendo marca de que o vinho é mais maduro. Em outras palavras, à medida em que o tinto envelhece, os toques púrpura (roxos, vermelhos, carmim) das antocianinas vão se dissolvendo, deixando que os tons alaranjados e de cor vermelho tijolo característicos dos taninos
prevaleçam.


COR MUDA SABOR?

Mas o que todas essas cores e evoluções implicam no sabor e no tipo do vinho? De forma geral, tintos de cor vermelha mais profunda passam a impressão de que proporcionarão sensações e sabores mais intensos. Entretanto, não se pode confundir potência com qualidade, pois existem vários vinhos excepcionais de coloração menos intensa.


Para os rosados, o excesso de nuances
amarronzadas (lembrando casca de cebola)
indica que as condições de armazenamento
do vinho não foram apropriadas, causando
a oxidação precoce da bebida
A sistemática da cor nos vinhos brancos é muito diferente do que a observada nos tintos - e também mais complexa. Isso porque, na vinificação de brancos, praticamente não se utilizam as cascas - há pouco contato entre a polpa extraída das uvas e as suas cascas - e, assim, sua coloração depende de outros fatores.

Em linhas gerais, a coloração dos brancos se torna mais intensa à medida em que eles envelhecem, como resultado dos processos naturais de oxidação e polimerização. Além disso, a passagem dos brancos por carvalho também lhes confere cor, já que o vinho acaba adquirindo tonalidade mais escura, advinda não só do próprio contato com a madeira, mas também da maior oxigenação que o líquido sofre nesse meio.


COMO ANALISAR A COR?


Para se analisar a cor do vinho, recomenda-se servir não mais do que um terço da bebida em uma taça e incliná-la sobre uma superfície branca (pode até ser sobre um guardanapo, por exemplo), preferencialmente sob a luz, e incliná-lo até que o líquido quase atinja a borda. Dessa forma, é possível enxergar todas as nuances da coloração do vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui !