terça-feira, 19 de julho de 2011

ESTREIA DA SEÇÃO: BEBIDAS !!

Olá, pessoal !!
Hoje inicio a seção deste blog, acredito eu a mais desejada e esperada, que é a de:  BEBIDAS!!


Objetivo

Veja quando me refiro a BEBIDAS, estou envolvendo a drinks, coquetéis, vinhos, espumantes, ou seja, quero falar de bebidas de qualidade, da boa bebida. (vamos deixar a coca-cola de lado, pelo menos aqui né kkkkk).

Coquetéis tem todo o seu poder de sedução, de entretenimento e celebração. Que com toda a sua sutileza acaba resultando em momentos importantes das nossas vidas.

Tendo isso em mente, tenho como objetivo, é de poder por meio do blog passar boa parte das informações, historias, técnicas, formas, origem, curiosidades, enfim toda uma base das BEBIDAS.

A evolução das bebidas

Diga-se que o primeiro contado com a bebida alcoólica foi ao ingerir uma fruta fermentada, pelo ataque de leveduras selvagens, transformando a glicose em álcool etílico.

A mitologia e o simbolismo antigo atribuem a vinha e ao vinho, como bebida, poderes regenerativos e capacidade de aproximar o homem da divindade. A bebida serviu então como elemento de rituais religiosos. Festivos e muitas vezes medicinais.

A bebida sempre foi ao longo da história humana elo promotor da sociabilidade entre os homens e membros de diferentes culturas. E isso acontece até hoje, quando no reunimos para uma festa, nos confraternizamos com amigos a bebida sempre está lá.

No Egito antigo surgiu os processos da fabricação de cerveja e o ato social do encontro após as atividade profissionais; o vinho que era utilizado pelos médicos como agente amenizador das dores e enfermidades.

E em tempos a frente na Europa surgi as principais bebidas destilada, dentre elas a vodka, o whisky e o conhaque.

E o coquetel é....

E começo o primeiro post dessa seção com um coquetel.
É um coquetel que do momento que experimentei, meu paladar agradeceu muitíssimo por aquele coquetel existir.
Estou falando de um coquetel sofisticado, clássico, amado e requisitado por muitos: o                    Dry Martini.

O meu primeiro contato com o Dry Martini foi na faculdade ( e não, não foi no bar não !!) foi na sala de aula ( não a gente não levava bebida assim a toa para sala de aula também não hehehe), foi na matéria de Coquetelaria com o excelente professor Rick Anson.

O Dry Martini é um coquetel seco, ele é um aperitivo estimulante do apetite. Coquetéis desse são conhecidos como short drinks.

O início da bebida mais famosa do mundo: Dry Martini!

O nascimento desse drink foi em 1910,  no Hotel Knickerbocker, de Nova York, pelo barman John Martini (obviamente o nome não foi uma coincidência ne?) que queria agradar o mega-magnata Jon Rockfeller, que se hospedara no hotel.
Barman experiente, John Martini testou várias combinações até chegar a esta criação, que conquistou Rockefeller e clientes do hotel.

Meu nome é Bond, James Bond…

Meu nome é.. Dry Martini
O mais famoso e clássico dos coquetéis, é o favorito de James Bond.
Em 007 Cassino Royale o espião cria na sua estréia como agente secreto a receita do drinque preferido, o Vesper Martini. Mas no caso dele pediu com vodka.

E o detalhe bacana neste filme é o modo em que ele pede que é o modo correto:


O Dry Martini tem uma obrigatoriedade: deve ser seco e servido em uma taça de haste fina e borda delicada. Os apreciadores da bebida dizem que essa característica dá um “sabor de viagem” ao drink, pois nasceu em uma das cidades mais cosmopolitas do mundo, a democrática e multifacetada Nova York.

É fato que o Martini não é um drink pra ser tomado num bar com a galera, depois do jogo, ou simplesmente pra confraternizar, pois, como ja diz no nome (Dry), é seco, o que sugere uma degustação mais lenta e comedida, geralmente num momento mais introspectivo da nossa vida.

NOTA:Todos os coquetéis que postar aqui estará como base nas informações do órgão máximo: a IBA (International Bartenders Association).
IBA é o órgão máximo dos profissionais do bar que teve como objetivo regulamentar o setor e oficializar receitas clássicas da coquetelaria internacional, para que assim pudessem ser feitas por barmen de todo o mundo da mesma forma.
Vamos então ao coquetel!


Ingredientes:
- 8/10 de Gin
- 2/10 de vermute seco
- gelo
- azeitona para decorar
- 1limão

Modo de preparo:

- Prepare uma taça de coquetel previamente resfriada (leve-a ao congelador ou coloque algumas pedras de gelo na taça e deixe gelar por alguns minutos).
- Num copo misturador, o chamado mixing glass, ponha então entre quatro e seis pedras de gelo inteiras – evite pedaços picados, pois derretem mais rápido. Gele bem o copo (mixing glass) e escorra o excesso de água se necessário.
- Despeje sobre o gelo 8/10 dose generosa de gin (gin inglês é o melhor) e sobre o gin coloque 2/10 de vermute.
- Com uma colher longa – a de bar se chama bailarina -, dê algumas mexidas rápidas e vigorosas. Lembre-se: o drinque é apenas mexido, nunca batido.
- Com a taça gelada e, usando um coador de bar despeje o drinque na taça.
- Acrescente um zest de casca de limão sobre a superfície do coquetel, ou seja, corte uma fina casca de limão, retirando com cuidado a polpa branca. Em seguida, torça a casquinha de modo que o sumo do limão caia sobre a mistura. Passe a casca em toda a borda da taça e jogue-a fora.

Acrescentando zest no drink
Espete uma azeitona verde (sem o caroço) com um palito e coloque no drinque.

Cheers !

SE LIGA NA DICA!

"Ou se quiser faça 3 furinhos com o palito na azeitona e jogue-a no coquetel, pois assim a bebida transpassa pelos furinhos se misturando com o sabor da azeitona" 

"Para o Vodka Martini, faça o mesmo procedimento somente substituindo o gin pela vodka"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui !