terça-feira, 28 de agosto de 2012

TOQUE - O "CHAPÉU" DO CHEF DE COZINHA



Quem nunca se perguntou porque os cozinheiros usam aquele chapéu branco?
Ou você que já tenha assistido ao filme Ratatouille (se não deveria, hein já fiz até uma indicação desse filme, algo que vc pode conferir clicando aqui) lembra-se dos chapeus usados na cozinha pela equipe? 

Entende agora aqui nesse post o porque do chapéu, sua origem e outras 'cositas'.

chef-chapeu-cozinha-faca

Nome original: toque blanche ("touca branca", em francês). 

Ideia de: ele foi instituído pelo rei da França Luís XIII (1601-1643). 

Origem: França 

Surgiu: Na época do seu reinado e, mais ainda no de seus sucessores Luís XIV e Luís XV, a arte culinária foi alçada a um patamar de tamanha importância que os cozinheiros passaram a ser chamados de officiel de bouche (oficial da boca). Havia ainda, como em todas as outras funções e cargos palacianos, uma hierarquia - que se manifestava no tamanho do chapéu. O chef de cuisine, que comandava todas as operações, usava um chapéu grande e seu ajudante, um bonezinho. Laurent Suaudeau, famoso cozinheiro francês radicado no Brasil, conta que toda essa história começou com os monges, que, na Europa medieval, foram os principais estudiosos e praticantes da gastronomia. "Era dos monastérios que saíam as receitas mais gostosas da época. Os reis franceses copiaram a vestimenta usada por esses monges e, sem querer, acabaram popularizando os chapéus de cozinheiro em todo o mundo", afirma Laurent.

Como na França os chapéus dos chefes são chamados de toque blanches, e no Brasil não traduziram e ficou conhecido apenas como "toque".

O chapéu, além de ser alto por uma hierarquia, serve para evitar que os fios de cabelo caiam, além de ajudarem na refrigeração da cabeça. Os ‘toques’, bem altos, são usados apenas pelos grandes chefs e, normalmente, são descartáveis. Os chapéus baixinhos usados por ajudantes são chamados bibicos.

Bacana essa foto ne?



Bom, já sabem: se se depararem num restaurante com alguém usando um chapéu bem alto, estarão diante do chef que criou os maravilhosos pratos do cardápio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui !