segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Tipos de açúcar: Conheça-os e saiba usá-los!

Você conhece todos os tipos de açúcar existentes no mercado brasileiro? 

Bem, certamente você irá dizer que sim. Conhece os dois ou três tipos de açúcar mais comuns. 

Cada tipo de açúcar é recomendado para um uso culinário específico. 

Lembro que no meu 1º semestre na faculdade tive que fazer um trabalho e apresentação sobre os diversos tipos de açúcar, por isso resolvi fazer esse post.

Hoje você aprenderá quais são os tipos de açúcar mais usados nas cozinhas e descobrir a melhor forma de utilizar cada um deles.

Açúcar de confeiteiro

Também conhecido como o glaçúcar, esse açúcar é muito usado por confeiteiros para o preparo de chantilly, coberturas e glacês mais homogêneos, afinal possui grãos superfinos que permitem uma mistura mais eficaz, mesmo a frio. Por ser um açúcar muito fino, é o melhor dos tipos de açúcar para finalização de decoração em tortas, bolos e biscoitos.

Açúcar orgânico 

A diferença desse tipo de açúcar em comparação com outros é que não leva ingredientes artificiais ou agrotóxicos. É considerado natural desde o plantio, sem adubos e fertilizantes químicos, até a embalagem biodegradável. Possui o mesmo poder adoçante do açúcar refinado, mas pode ser mais caro, escuro e grosso.

Açúcar cristal 

O queridinho dos confeiteiros tem como característica fundamental os cristais grandes, transparentes ou levemente amarelados. Tem praticamente as mesmas propriedades do açúcar refinado e é perfeito para usar na decoração de pães, docinhos e biscoitos

Açúcar refinado

O mais comum dos tipos de açúcar é muito utilizado na culinária em padarias e confeitarias. Os grãos finos e irregulares são fáceis de serem dissolvidos e misturados. Porém, é pobre em vitaminas e sais minerais.

Açúcar mascavo 

 É aquele açúcar “escurinho” e com gosto de melado de cana. Possui um sabor forte e é mais úmido que outros açúcares. Tem alto teor de ferro, cálcio e outros sais minerais. O sabor diferente não agrada a todos, mas é um tipo de açúcar muito recomendado por nutricionistas. Utilize o açúcar mascavo em tortas, bolos e pães.

Açúcar Vanille 

Esse tipo de açúcar contém vanille, um produto químico com aroma e sabor de baunilha. É o tipo de açúcar perfeito para preparar biscoitinhos caseiros e bolos simples sem recheio. É mais difícil de ser encontrado no mercado. (vim a encontrar esse açúcar recentemente, achei ele em um empório)

Açúcar demerara 

Com sabor mais intenso e sem aditivos químicos, esse tipo de açúcar tem os grãos em tom marrom-claro ou caramelo e é levemente mais úmido. É difícil de ser dissolvido, porém, ótimo para preparar pães e biscoitos.

Açúcar impalpável

É o açúcar de confeiteiro adicionado de amido de milho. Ideal na preparação de pasta americana e outros preparos que necessitam de endurecimento com o ar sem cozimento. É muito utilizado em produtos finos de confeitaria

Bom agora que já conhece todos e variados tipos de açúcar a partir já sabe onde e como usar cada um e ter assim mais qualidade nas preparações e obter resultados maravilhosos na sua cozinha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui !